Dependência de substâncias: como é o diagnóstico?
A dependência de substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas, é um estado em que a pessoa sofre uma diminuição gradual em sua capacidade funcional, física e psicológica, podendo chegar a uma situação que não tem cura.
O Dr. Alfredo Maluf explica quais são os tipos de dependência, bem como elas se relacionam com o uso recreativo, além dos sintomas, tratamentos e diagnósticos.
#Einstein #DependênciaDeSubstâncias
Leia na integraA genética influencia no abuso de substâncias?
O abuso de substâncias é caracterizado pelo consumo inadequado de drogas lícitas e ilícitas. Seja devido a questões biológicas, sociais ou até mesmo clínicas, a condição acarreta em danos físicos e psíquicos. As substâncias mais propensas a se tornarem viciantes são álcool, nicotina, analgésicos, heroína e cocaína.
Neste vídeo, o Dr. Alfredo Maluf, psiquiatra do Einstein, esclarece as principais dúvidas que podem surgir em relação ao abuso de drogas, além de mostrar estratégias para prevenir recaídas após o tratamento.
Leia na integraNovo tratamento dá mais esperança contra depressão
Doença que atinge 10% dos brasileiros tem cerca de um terço dos casos considerados graves, resistente a tratamentos já conhecidos. Marcapasso que dá estímulos magnéticos no nervo vago, aprovado pela Anvisa, e outras drogas ampliam expectativa de médicos e pacientes pelo controle da doença.
Leia na integraNovo estudo associa vitamina D ao combate à depressão
Produzida pelo corpo humano em resposta à exposição solar, a vitamina D é essencial para garantir a absorção de cálcio no organismo e está ligada à atividade cerebral. Mas a relação entre os níveis da vitamina e os sintomas de depressão, doença que atinge mais de 320 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2020, ainda é controversa. Um estudo publicado em julho de 2022 reacendeu essa discussão: afinal, os suplementos de vitamina D podem ser indicados em tratamentos de saúde mental?
Leia na integra